Ansiedade a doença que Impacto na Produtividade 27 set 2018

BY: rdhadmin

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ANSIEDADE

A DOENÇA DO NOSSO SÉCULO E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE

Ansiedade é a doença que Impacto na Produtividade. Os termos latinos correspondentes a ansiedade e angústia vem do grego aghô, eu aperto, eu estreito. Dele, surge no latim as palavras angoe anxioque significam constrição física e tormento.

Em alemão, Angst– medo

Sensação de receio e apreensão, sem ou com causa evidente. Sinônimo de ânsia, aflição: perturbação de espírito causa pela incerteza e pelo receio.

Pensamentos repetitivos, preocupações constantes, impaciência, querer resolver as coisas para ontem, não prestar atenção no que está vendo, ouvindo ou falando.

Cansaço pela repetição dos problemas e das preocupações

Perda de energia para mudar as coisas. Sensação de estar brigando com o mundo (reação de luta e fuga)

Ansiedade a doença que Impacto na Produtividade

A importância de nomear para resignificar

Ansiedade por ser uma doença que Impacto na Produtividade, acaba gerar uma reação de resposta de luta e fuga que não corresponde a realidade quando ela é exagerada ou repetitiva. Está ligado ao medo irracional.

Existe o medo e a ansiedade positiva e o medo e ansiedade negativa ou psicológica.

É um estado de apreensão e aflição, que nos tira do presente e pode nos levar a ter pensamentos compulsivos.

Ansiedade é antecipação de uma situação desagradável e que trazemos para o presente.

Criamos adrenalina e noradrenalina como se tivesse um perigo nos rondando.

Existem vários tipos de perturbação de ansiedade (irei apenas citar algumas destas perturbações com uma breve explicação)

– A Ansiedade Generalizada caracteriza-se por uma preocupação excessiva e irrealista perante situações rotineiras da vida, tais como responsabilidades no emprego, saúde dos membros da família, pequenos problemas do dia-a-dia, etc;

– As Fobias – caracterizam-se pelo medo excessivo e irracional face a um objeto ou situação (animais, alturas, espaços fechados, multidões, etc.);

– A Perturbação de Pânico – caracteriza-se pela presença de ataques de pânico repetidos (período de medo intenso ou terror, associado frequentemente a um sentimento de morte iminente, acompanhado de sintomas como falta de ar, palpitações, dor no peito, suores frios, confusão mental e/ou vómitos, que se inicia subitamente) sem causa aparente. O medo de repetir os ataques de pânico invade o espaço mental das pessoas que sofrem desta perturbação;

– A Perturbação Obsessivo-Compulsiva caracteriza-se pela presença de ideias, pensamentos, impulsos ou imagens, sentidos como intrusivos e inapropriados e que causam forte ansiedade ou mal-estar, mas que persistem e que a pessoa sente incapaz de controlar. Alguns exemplos são: necessidade de lavar as mãos repetidamente, contar os objetos, necessidade absoluta de ordenar tudo, pensamentos agressivos repetidos ou imagens sexuais recorrentes, etc.);

– O Síndrome de Pós – Stress Traumático consiste no aparecimento de um conjunto de sintomas característicos na sequência de um acontecimento estressor traumático extremo, que implica uma experiência direta ou indireta com uma situação que envolva morte ou ameaça grave à integridade física para o indivíduo ou outros (por exemplo, violência sexual, guerra, acidente grave, etc.).

Não existe um fator único que explique o aparecimento de determinada perturbação de ansiedade. De um modo geral, existem fatores de natureza biológica e psicológica (acontecimentos externos e conflitos internos) envolvidos no desenvolvimento da perturbação de ansiedade.

Ansiedade é quando não estamos conectados conosco e com o momento presente. É quando não vivemos o Sentido ou Propósito da Vida, segundo Victor Frankl.

É quando vivemos no piloto automático, sem consciência de quem somos nós e o que estamos fazendo aqui. É viver em função das notícias ruins ligadas ao passado ou ao futuro. Ela pode se tornar um hábito destruidor de nossa capacidade de se relacionar, de sentir prazer, de sentir alegria e paz e se tornar pouco criativa.

Ansiedade nos faz sofrer e também aos outros, pois ficamos cheios de razão, de pontos de vistas e muito crítico, nos isolando cada vez mais.

Ansiedade parece que sempre estamos em dívida e que tudo que fazemos não é suficiente. Somos devedores do mundo. E sempre em estado de que algo ruim vai acontecer. (estado de hipervigilância)

Procurar ser perfeccionista é um estado de ansiedade.

Quando desenvolvemos um alto grau de ansiedade, o nosso trabalho fica bem prejudicado. Teremos dificuldade de focar no que estamos fazendo, nos distrairemos constantemente,  gerando estados alterados de humor, como a  irritação, impaciência, frieza em relação ao outro, perdas de vínculos, afastamento e isolamento.

O que gera uma baixa produtividade e um grande esforço para cumprir as suas tarefas. Um esforço que reforça o estado de ansiedade, gerando um ciclo vicioso que deve ser rompido através do reconhecimento urgente deste estado interno.

Ansiedade a doença que Impacto na Produtividade

DICAS PARA LIDAR MELHOR COM A ANSIEDADE.

  • Tomar consciência o que gera mais ansiedade; uma dica é o onde tenho mais apego, mais expectativa e pensa repetidamente em algum assunto específico.
  • Fazer atividade física 3 x semana, 30 minutos por dia.
  • Praticar relaxamento ou meditação, 5 minutos de manhã e 5 minutos a noite
  • Viver, procurando elogiar a si, ao outro e aos outros.
  • Não menosprezar nem idolatrar a ansiedade. É um estado psíquico passageiro.
  • Seja um pouco mais seletivo no que lê, fala, ouve e pensa.

O pensador russo Gurdjeev traçou 20 regras de vida, que foram colocadas em destaque no “Instituto Francês de Ansiedade e Stress”, em Paris.

Dizem os expertsem comportamento que, quem já consegue assimilar um mínimo de 10 delas, seguramente aprendeu a viver com qualidade interna….

Aí estão:

1 – Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2 – Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3 – Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

4 – Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

5 – Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

6 – Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.

7 – Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

8 – Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais  importantes.

9 – Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

10 – Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

11 – A família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

12 – Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.

13 – É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente, ao menos num raio de 100 quilômetros. Não adiantará se estiver mais longe.

14 – Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

15 – Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16 – Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo…; para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17 – A rigidez é boa na pedra, não no ser humano. A ele cabe firmeza.

18 – Uma hora de intenso prazer substitui, com folga, 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19 – Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a pureza e a fé.

20 – Entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: você é o que se fizer.

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