LÍDER COMO FORMADOR DE PESSOAS

LÍDER COMO FORMADOR DE PESSOAS

 

O QUE SE DEVE PRATICAR

  • Desperta o que cada pessoa de seu Time tem de melhor.
  • Valoriza os talentos e estimula a melhorar nos aspectos com dificuldades.
  • Sabe escutar de forma plena e consciente.
  • Cuida da sua equipe, e isto quer dizer, se interessar pela sua qualidade de vida, pelo seu crescimento, pelos seus relacionamentos profissionais e pelo seu desempenho profissional.
  • Cria um ambiente de sensação de pertencimento em seu Time.
  • Trata o seu Time como pessoas que tem uma história, respeita–as, porém, cobra de forma assertiva o que precisa ser realizado.
  • Da feed backs, sempre elogiando e depois, onde precisa melhorar.
  • Treina constantemente cada pessoa da sua equipe, individual ou em grupo.
  • Precisa se conhecer e aprender a “olhar para dentro” reconhecendo e acolhendo o que tem de talento e o que tem de pontos a melhorar.
  • Precisa cuidar de seu auto desenvolvimento, sempre.
  • Precisa ser o exemplo das coisas que fala.
  • Deve falar menos, escutar e agir mais.
  • Deve ensinar a sua equipe a aprender o que for necessário para que os relacionamentos entre eles seja agradável e respeitoso e que saibam fechar as vendas, através da confiança, segurança e uma grande dose de empatia.
  • Deve ajudar o seu time a criar um propósito, um sonho ou algo que queira realizar em sua vida pessoal e/ou profissional. Deve motivar a sempre crescer.
  • Deve procurar aprender o tempo todo. Ser humilde, que quer dizer, se reconhecer do tamanho que é. Nem se valorizar, nem se menosprezar.
  • Formar o seu substituto – Este é um GRANDE DESAFIO.

O QUE SE DEVE EVITAR.

  • Evitar falar mal das pessoas e de noticias ruins.
  • Não deve perder a paciência, ficar irritado ou ser agressivo.
  • Não deve ser frio e racional. É importante criar vínculos com a equipe. São os vínculos que vão ajudar no crescimento do time.
  • Não deve pensar que precisa ser servido. O líder precisa servir.
  • Não deve se preocupar com o que a equipe pensa de você. Isto é insegurança e baixa estima.
  • Não deve se preocupar em demitir, quando tiver feito tudo para o crescimento da pessoa, e ela não tiver correspondendo. Quando você demite uma pessoa, você não está “acabando com a vida dela”. Apenas está tomando a decisão por ela que ela mesmo não tomará, ou seja, você está dizendo que o perfil dela não se encaixa na empresa. E precisa acontecer de forma natural.
  • Nunca deve criticar nenhuma pessoa em público.
  • Não deve gastar energia cobrando e falando em demasia. Isto gera medo e/ou raiva.
  • Tempo de casa, não é sinal de competência nem que deva ser promovido. Perfil de liderança não é a mesma coisa que ser um bom vendedor ou caixa. São competências diferentes.

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