OS 4 PILARES DO ÊXITO HOLÍSTICO NAS ORGANIZAÇÕES
ÊXITO HOLÍSTICO NAS ORGANIZAÇÕES – OS 4 PILARES
- Aprender a fazer
- Aprender a conhecer
- Aprender a conviver e
- Aprender a ser
A integração dos 4 pilares ou dimensões humanas é a mais contemporânea ideia do êxito humano ou organizacional, ou seja, a empresa para ter sucesso sustentável precisa, através de sua liderança e toda a base operacional, desenvolver a capacidade de aprender a fazer, conhecer, conviver e ser.
Quando uma empresa consegue transitar e se aprofundar por estas 4 pilares, está se preparando para atuar na área estratégica, tática e operacional e mais do que isso, estará apta a criar seu propósito e trabalhar para que as pessoas sejam influenciadas por ele, de forma a contagiar e motivar, bem como multiplicar, a partir da liderança, seus valores para toda a empresa.
Quando a empresa atinge este nível de consciência ou cultura, ela começa a sair do nível da sobrevivência para o nível da realização, ou seja, ela passa a criar um vínculo com seus clientes cada vez mais forte, na medida em que começa a se aproximar deles e escuta-los, e mais ainda, começa entender alguns pontos que talvez o próprio cliente ainda não perceba e a empresa começa a antecipar-se as demandas que ainda podem não ser tão claras para os seus clientes.
A determinação de se aproximar de seus clientes precisa ser algo que esteja no “DNA e na Cultura da empresa”.
Não se pode, em nenhum momento, criar barreiras em relação ao cliente, ao contrário, as estratégias precisam contemplar 24h por dia, 7 dias por semanas, 30 dias por mês e 365 dias por ano, escutar, escutar e escutar os seus clientes.
Quando a empresa valoriza e escuta na prática sua equipe e seus clientes, ela estará caminhando para um crescimento e resultados efetivos.
Nos tempos atuais o nível de atendimento e relacionamento de confiança e credibilidade com equipe e clientes é o que vai determinar a fidelização e a divulgação do negócio, trazendo novos clientes