Conheça os hábitos comuns entre os líderes de sucesso
Líderes bem-sucedidos sabem que as adversidades fazem parte do dia a dia de quem assume responsabilidades e que para crescer no mercado é preciso arriscar, abrir mão de momentos e ter inteligência emocional para aguentar os desafios da carreira. Por isso, um dos hábitos de um líder de sucesso é não se desesperar diante dos problemas e buscar rapidamente soluções para resolvê-los.
Quais são os hábitos dos executivos, diretores, empresários e presidentes de empresas bem-sucedidos? De modo geral, além do estudo e da aprendizagem contínua, há outras atitudes que podem ser aplicadas a rotina profissional, até mesmo para profissionais menos experientes, mas que almejam o sucesso no mundo dos negócios.
É claro que o sucesso na carreira depende de fatores do mercado em que o executivo está inserido. Mas existem comportamentos comuns entre aqueles que se destacam no mundo dos negócios:
▪ Atitude positiva: Isso cria energia extra para atingir objetivos, desenvolver projetos e resolver problemas.
▪ Autoconfiança e Autocontrole.
▪ Boa postura: Executivos sabem como se comportar nas mais diversas situações evitando gafes e escândalos que podem colocar em risco a sua carreira ou o negócio.
▪ Criatividade.
▪ Educação: Não adianta ter um salário alto, ocupar uma posição importante, falar idiomas, usar roupas de grife e ter o carro dos sonhos se não há educação, empatia e simpatia para tratar as pessoas e os membros da equipe.
▪ Estudo: Estudar assuntos que sejam paralelos ao seu cargo.
▪ Leitura: Criar o hábito de leitura alternando entre livros técnicos, de desenvolvimento pessoal, gestão de pessoas, atualidades, entretenimento.
▪ Networking: Conhecer pessoas estratégicas para o negócio
▪ Ousadia: Para o seu próprio sucesso e da empresa, é preciso ter iniciativa e ética. Quem não arrisca, não atinge resultados acima da média.
▪ Planejamento e Organização: Planejar o trabalho listando as tarefas a serem realizadas no dia.
▪ Pontualidade.
▪ Produtividade: Executivos devem ter foco na sua própria produtividade, o que significa não ficar só cobrando e assistindo o trabalho da equipe.
▪ Profundidade nas soluções: Executivos de sucesso buscam projetos inovadores, e não uma repetição do que já existe no mercado.
▪ Relacionamentos: Cultivar relacionamentos duradouros e genuínos.
▪ Responsabilidade: Executivos estão em posição privilegiada na empresa, porque têm mais autonomia. Por este motivo, deve ser responsável por aquilo que ele decide e coordena. Ou seja, quando a corda estoura eles têm autorreponsabilidade para não colocar a culpa nos subordinados.
Você tem lidado bem com o que acontece dentro da empresa? Caso a resposta seja negativa, pode ser o momento de participar de um fórum de líderes capaz de ajudar em seu desenvolvimento pessoal e, consequentemente, no bom desempenho da empresa.