Entenda o que é cultura organizacional e como ela pode beneficiar seu negócio
Muito se fala sobre cultura organizacional, mas você sabe o que isso significa?
A cultura organizacional tem a ver com os valores, crenças, expectativas, experiências, filosofia e ações que contribuem para formar um ambiente saudável em um negócio. É por meio dela que funcionários têm um norte, é graças a ela que nasce o sentimento de “vestir a camisa da empresa”.
Quando os profissionais entendem a identidade da empresa e sentem que fazem parte de seus projetos tendem desenvolver as tarefas com mais eficiência o que aumenta a produtividade. A cultura organizacional também guia o comportamento dos colaboradores no modo como interagem entre si, com os clientes e parceiros comerciais, ela é importante para o sucesso do seu empreendimento.
REDUÇÃO DOS CONFLITOS NAS EMPRESAS
Você já parou para pensar que nas diferentes origens de seus funcionários? Eles vêm de diferentes bairros, famílias, ambientes sociais, vivências e experiências próprias. Então, está na hora de entender que a cultura organizacional bem estruturada pode ajudar a evitar conflitos interpessoais ao dar aos colaboradores a sensação de unidade no local de trabalho.
A cultura da sua empresa não é a mesma das demais, porque isso é algo que tem a ver com a essência do seu negócio e dos seus líderes. No entanto, existem características comuns que favorecem na formação de um espaço com relacionamento profissional de alto nível, trabalho em equipe e engajamento.
Conheça algumas:
▪ Dar um propósito a equipe, com objetivos de médio e longo prazo;
▪ Transmitir informações de forma clareza, cortês e que estimule a proatividade;
▪ Oferecer feedback aos empregados de modo a fomentar que estejam seguindo o mesmo rumo;
▪ Empatia para que a comunicação interna fale a todos sem discriminação ou estereotipação;
▪ Incentivar o trabalho em equipe para que o trabalho seja eficiente;
▪ Incentivar o crescimento profissional;
▪ Investir em saúde ocupacional.
Seja qual for o desafio que sua liderança enfrenta, o fortalecimento da cultura da sua empresa será um dos elos que manterá seu negócio solido. Dificuldades e incertezas podem ser superadas quando há como contar com o conhecimento de profissionais que já vivenciaram situações semelhantes. Isso é possível num espaço de compartilhamento seguro de informações como o Redespertar Humano – Fórum de Líderes, onde o empresários, executivos e empreendedores podem conversar de forma confidencial sobre os dilemas que enfretam no mundo corporativo.
Está na hora de conhecer nosso Fórum de Líderes.