Inteligência coletiva ajuda a tornar sua empresa mais eficiente
Imagine que a internet tornou tudo muito mais acessível, inclusive o compartilhamento de experiências e comentários sobre produtos e serviços. Com isso, clientes assumem a sensação de terem mais influência sobre as marcas. Os consumidores estão saindo rapidamente do “eu” para “nós” e é neste contexto que vemos o crescente movimento da inteligência coletiva.
A inteligência coletiva, também conhecida como crowdsourcing, desempenha um papel importante no compartilhamento de ideias, sobretudo no aprimoramento, criação e desenvolvimento de novos produtos e até mesmo antever comportamentos futuros.
A prática valoriza a união de múltiplas fontes de conhecimento que nascem em grupo como forma de resolver problemas e desafios nas empresas. Resumindo, é o velho ditado popular “mais cabeças pensam melhor do que uma sozinha”.
Por meio do crowdsourcing, insights importantes e interessantes podem ser obtidos a partir do lançamento de um desafio para ser trabalhado coletivamente. Afinal, uma empresa deve ser vista como um organismo vivo, sendo seus setores os órgãos vitais para o bom funcionamento, bem-estar e sustentabilidade desse sistema. Desse modo, a interação de ideias é a palavra-chave para criar um ambiente positivo, berço de ideias inovadoras para um planejamento estratégico assertivo.
Durante as reuniões do Redespertar Humano – Fórum de Líderes, empresários, executivos e empreendedores ajudam-se uns aos outros trazendo repertórios de soluções que são frutos de suas experiências pessoais, profissionais e coletivas. A inteligência coletiva nasce em um ambiente seguro, livre de (pré)julgamentos e contribui para o desenvolvimento pessoal e empresarial.
A inteligência coletiva é uma arma poderosa para empresas que visam crescimento no mercado e negócios mais competitivos. Para isso, é fundamental trabalhar em conjunto para o crescimento sustentável da corporação.
Qual é a origem do crowdsourcing, da inteligência coletiva? O conceito de inteligência coletiva, criado por Pierre Lévy, tomou proporções exponenciais com a tecnologia e as redes sociais. Por esse motivo, os líderes de sucesso reconhecem os benefícios de ouvir a opinião dos colaboradores sobre produtos, serviços a imagem da marca.
Na prática, a metodologia pode gerar valor para um negócio em diversos fins como, terceirização de serviços, melhora na comunicação interna, engajamento dos setores, fortalecimento da marca internamente e externamente, reforço da cultura de inovação ao ouvir o máximo de ideias.
Agora que você já sabe como a inteligência coletiva torna sua empresa mais competitiva, este pode ser o momento ideal para ingressar um grupo de executivos que utiliza o crowdsourcing como forma de crescimento no mercado. Pense nisso.