Liderança feminina: mulheres estão impulsinando o setor empresarial
A diversidade de gênero nas empresas é importante para o mundo corporativo e fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e isso inclui a liderança feminina, que vem mulheres estão impulsinando o setor empresarial.
A cada ano as mulheres estão ocupando cada vez mais os cargos de liderança nos negócios e a relação disso com a alta performance das empresas no mercado nacional e internacional tem sido sentido inclusive em termos de lucratividade.
De acordo com o McKinsey Study, empresas que possuem um número maior de mulheres em cargos de liderança registram um resultado 48% maior e, consequentemente, uma força de crescimento no faturamento 70% maior.
No entanto, estudos mostram que no Brasil apenas 3% de mulheres ocupam cargos de liderança nas empresas.
Universalmente dominado por homens, mesmo atualmente as mulheres ainda precisam trabalhar mais arduamente para atingir cargos elevados e sair mais vezes da zona de conforto.
E a história mostra isso: as primeiras normas de proteção ao trabalho da mulher surgiram no Brasil em 1943 com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foi apenas no início do século XX que mulheres de classe média puderam trabalhar em empresas.
Beneficios da liderança feminina
. Construção de conexões estratégicas: A mulher tende a ser mais efetiva ao promover o engajamento entre as pessoas.
. Construção de um ambiente positivo: Ajudam a tornar as funções e colaboradores da organização mais coesas e leves.
. Maior aberta a mudanças: As mulheres costumam buscar mais oportunidades de crescimento, tomam iniciativas mais rapidamente e estão mais dispostas aceitarem os desafios das mudanças.
. Encontrar soluções holísticas para os problemas: Segundo pesquisas da McKinsey Study, as mulheres conseguem absorver mais detalhes, possuem um olhar mais apurado sobre soluções, conseguem lidar com padrões complexos e possuem o chamado “sexto sentido”.
. Contribuições mais efetivas: Líderes femininas são mais inclinadas a ouvir membros da equipe, refletir sobre elas e testá-las.
. Alegria por estar na liderança: Por isso, mulheres executivas inspiram confiança e promovem comunidades. Elas se orgulham do caminho que percorreram, tem senso de ética do trabalho.
. Objetividade: Cuidar da casa, dos filhos, da família, da vida pessoal e da carreira tende a deixar as executivas ainda mais objetivas.
No Redespertar Humano – Fórum de Líderes as mulheres executivas, empresárias e empreendedoras têm local de fala e podem demonstrar suas habilidades em gerenciamento em reuniões realizadas em um ambiente seguro e confidencial onde respeitamos seus dilemas e vitórias.