O Líder e o poder invisível das empresas
É fundamental entender o que é o conceito de projeção, na Psicologia. Por desconhecermos o funcionamento das armadilhas criadas pela mente realizamos uma desconexão entre nós e nossos sentimentos, projetando nos outros nossas emoções e pensamentos. Um exemplo simples é você estar alegre num determinado dia e ao encontrar um amigo e ele lhe perguntar: Você está triste? Na verdade, quem está triste é ele, mas como se desconectou de seu próprio sentimento passando a ver sua própria tristeza nos outros.
A projeção é a lei que nos conecta com nossas sombras. Sombras, são sentimentos ou questões que não trazemos a luz da consciência. Para saber reconhecê-las é necessário compreender que tudo que vejo de melhor ou pior nos outros está dentro de mim.
Por desconhecer isto estamos, sem saber, acreditando na neutralidade, na imparcialidade de nossas opiniões. É um engano do que aprendemos sobre o sistema de pensamentos. Se não cuidamos e acolhemos nossas sombras estaremos perdendo o fio da meada que leva ao processo de autodescoberta. Em função disso, é fundamental a importância dos relacionamentos para sabermos quem somos nós.
“Nada define melhor o que vamos nos tornar do que aquilo que decidimos ignorar”. (Sand Mac nub)
Certo dia, assisti uma discussão entre duas pessoas que conheço bem, ela dizia a ele o que gostaria de dizer ao marido, e ele dizia a ela o que gostaria de dizer ao pai. Um estava projetando no outro suas sombras. E é claro que a discussão levou a uma raiva posterior que não fez bem nem a um, nem ao outro.
Quando não conhecemos a nós mesmos, muitas vezes somos controlados por esses aspectos invisíveis, que fazem parecer que o mundo conspira contra nós. Compreendendo a sombra e a projeção estamos avançando em direção a um campo imenso de possibilidades. Temos a chance de diminuir a desarmonia em nossas relações do dia a dia.
Desta forma, mais uma vez respire profundamente e reflita: quantas vezes projetou nas pessoas questões que só pertenciam a você?
Quando diminuímos as projeções que fazemos todo o tempo, ficamos mais inteiros na relação que estabelecemos conosco e com os outros. Deixamos de nos criticar exageradamente e de criticar os outros. Vamos aos poucos aos tornando mais autênticos e verdadeiros. Deixamos de ser o tempo todo controlados por emoções e situações internas que desconhecemos.
Poder Invisível nas Organizações
O conhecedor de suas sombras e projeções enxerga o mundo com cores suaves, em vez de telas com borrões. As telas mentais passam a fazer sentido. Não há nada pior do que histórias sem sentido. Mas dar um sentido ao que nos acontece cabe a nós e a mais ninguém.
Não chegamos ao mundo com manual de instruções. É através do aprendizado sobre nós mesmos que temos a chance de compreender as situações que nos trazem sofrimentos. Não basta desejar, tem que abrir o coração para se ver por inteiro, e depois tem que cuidar usar a plena atenção para perceber em que momento somos nós, em nossa inteireza e em que momento somos nós, misturados aos outros, ou seja, as nossas sombras e projeções.
Para entender o que queremos falar sobre o Poder Invisível nas Organizações precisamos entender que o invisível é apenas o que não vemos com os olhos, no sentido clássico do Paradigma Mecanicista, ou seja, “só vendo para crer”.
Pensamentos, sentimentos, sonhos não são visíveis, mais existem. Como explicar que eles existem? Porque todos nós os vivenciamos. Então, quando falamos de alguma experiência relacionada a um destes aspectos, nós entendemos, pois os vivemos, mas não o vemos. Eles não são visíveis.
Em uma Organização, o ambiente (animado, tenso, com sinergia, sobrecarregado, de reclamação, de monotonia, de fofoca, entre outros) é criado, desenvolvido e mantido pelas pessoas que fazem parte deste Organismo Vivo.
No entanto, para identificarmos claramente o Poder Invisível no seu negócio é necessário aplicar o EXAME ORGANZACIONAL, uma metodologia estruturada capaz investigar e pesquisar os valores, formas de pensamento, cultura das empresas. Afinal, toda organização possui uma identidade própria. Ter ciência disso é fundamental para gerenciar processos que melhorem a qualidade de vida e inteligência relacional na sua empresa.
Por Renato Spomberg – Sócio-Fundador do Redespertar Humano